Certamente já notou que em alguns site surge a mensagem “Não Seguro”. Esta é uma medida que alguns dos principais browsers iniciaram com vista a tornar a sua navegação mais segura em qualquer site que não tenha um Certificado SSL.
E o que é um Certificado SSL (Secure Sockets Layer)? Este consiste num código implementado no servidor que protege e encripta informações confidenciais, como cartões de crédito, nomes de utilizadores, passwords e outros dados sensíveis. Os seus dados são gravados em pacotes encriptados que apenas podem ser abertos pelo servidor onde se encontra o SSL.
Este é um esforço principalmente impulsionados pela Google como forma de incentivar a adoção de medidas de segurança mais apertadas e a proteger a informação dos utilizadores. Assim o utilizador é alertado com a mensagem a vermelho “Não Seguro” em qualquer site HTTP quando surge a necessidade de preencher dados pessoais em formulários de registos, compras, login, etc. ou quando navega em modo privado no seu browser.
Adicionalmente um site HTTP é também penalizado nas pesquisas do Google onde é dado prioridade a sites com SLL.
Veja aqui algumas das vantagens da utilização de um SSL:
- Melhorias no SEO (Search Engine Optimization) do seu site;
- Sites com HTTPS têm preferência no ranking de pesquisas face a sites sem Certificado SSL;
- Proteção SHA-2 com encriptação a 2048-bit;
- Segurança dos dados entre visitante e o servidor;
- Validação do domínio;
- Selo de Segurança para colocação no site (opcional);
- Reinstalações ilimitadas.
Se ainda não adquiriu um Certificado SSL para o seu site, talvez esta seja a altura certa para o fazer. Por muito seguro que acredite que o seu site seja um certificado irá aumentar o nível global de segurança. Por outro lado, será também uma garantia visível para quem navegar no seu website, já que o endereço será precedido do HTTPS (ao invés do HTTP) e um marcador verde.
A Internet é um espaço onde são trocados milhares de informações a cada segundo e por isso apetecível para a prática de burlas, roubos de dados e outros tipos de ataques maliciosos.